Falso: O jornal Star do Quênia não relatou a governadora Gladys Wanga como potencial vice-presidente

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Ignore as publicações nas redes sociais que afirmam que a governadora do condado de Homa Bay, no Quénia, Gladys Wanga, poderia tornar-se a primeira mulher vice-presidente do país. Wanga negou e a suposta coluna de jornal usada como prova é falsa.

A afirmação aparece na edição impressa de Corridors of Power, uma popular coluna de fofocas políticas no jornal Star do Quénia.

O boato é acompanhado notavelmente por uma foto da governadora da Baía de Homa, Gladys Wanga . O condado fica a cerca de 400 quilómetros de Nairobi, capital do Quénia.

Diz : “FONTES ALTAMENTE COLOCADAS sugeriram que uma mulher governadora de Nyanza poderia ser nomeada vice-presidente se Rigathi Gachagua sofrer impeachment . Emissários do Estado têm sido frequentemente vistos patrulhando a casa do governador em Homabay. ”A segurança da governadora também foi reforçada e agora conta com 3 carros de perseguição e 7 guardas da companhia GSU G baseados nas suas casas em Homabay e Nairobi. Se ela ascender ao cargo de Vice-Presidente, será a primeira mulher Vice-Presidente do Quénia . ”

GSU refere-se à Unidade de Serviços Gerais , uma unidade de policiais quenianos altamente treinados…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦