Verificado: Vídeo não relacionado compartilhado como atrocidades contra mulheres hindus em Bangladesh

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

O vídeo mostra um incidente em que líderes da Liga Chhatra do Badrunnessa College foram amarrados por estudantes em Bangladesh. Não tem ângulo comunitário.

Pelo menos 232 pessoas foram mortas no Bangladesh nos incidentes de violência que eclodiram em todo o país após a queda do governo liderado por Sheikh Hasina em 5 de Agosto de 2024. No meio disto, um vídeo que mostra duas mulheres chorando enquanto outras mulheres as amarram contra um pilar de tijolo se tornou viral nas redes sociais. Os usuários que compartilham a postagem afirmam que ela mostra hindus em Bangladesh. A legenda diz: “Salve os hindus em Bangladesh. Eles estão sendo submetidos ao genocídio por parte dos muçulmanos e as suas mulheres estão sendo capturadas e vendidas, como aconteceu conosco no Iraque”.

Postagem no Facebook | Link de arquivo

s- 

Iniciamos nossa investigação conduzindo uma pesquisa por palavra-chave e imagem reversa no Google e descobrimos que o vídeo era de um evento ocorrido no mês passado. Este vídeo está circulando no Facebook desde o mês passado. A descrição do vídeo diz que estudantes do sexo feminino que protestam contra a reserva em Bangladesh estão amarrando a um pilar estudantes do sexo feminino, que são membros da Liga Chhatra, o movimento estudantil do partido de Sheikh Hasina, a Liga Awami.

Postagem no Facebook | Link de arquivo..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳