Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
A conta Primero Colombia (@ Segundola Verdad) publicou um vídeo sobre Guarda Nacional de mãos dadas com o povo da Venezuela. O frio atual” . O audiovisual também traz o texto: “A guarda nacional se une ao povo venezuelano” (sic).
Em seu tweet, Primero Colombia observou: “CADA DIA MAIS SOLITÁRIO MADURO, cada dia mais perto da prisão, apresse-se para negociar uma saída ou eles vão te tirar como Gadaffi” (sic), em referência ao ditador líbio derrubado e assassinado em 2011. Porém, já verificamos este usuário em outras ocasiões por desinformação ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 ).
O mesmo vídeo circula nas redes sociais pelo menos desde 31 de julho, principalmente na Venezuela, também associado aos protestos no país devido aos resultados entregues sem provas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que dão o atual presidente como vencedor ., Nicolás Maduro, e que têm sido questionados pela oposição e por parte da comunidade internacional. Isso é o que encontramos no X ( 1 , 2 , 3 ), Youtube ( 1 , 2 , 3 ), Kwai ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 ) e Facebook .
Na Colombiacheck verificamos o conteúdo e concluímos que é falso. Este vídeo não é atual, mas corresponde a 2019, no estado de Táchira, quando o então recentemente estabelecido governo interino de Juan Guaidó tentou transferir ajuda humanitária da Colômbia. Alguns meios de comunicação noticiaram na altura que os manifestantes tinham tomado as viaturas da Guarda Nacional e outros que foram os militares que se juntaram ao protesto.
Esta publicação também foi verificada pelos nossos colegas venezuelanos Cazadores de Fake News e Cotejo …
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴