FALSO: Incêndio de ônibus escolares não tem relação com Flávio Dino

Circula nas redes um vídeo com ônibus escolares em chamas. O texto que acompanha a postagem diz que os veículos foram adquiridos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, mas não teriam sido entregues pelo ex-governador do Maranhão, Flávio Dino. O fogo teria sido colocado pela “esquerda”. É falso. Caso ocorreu na região metropolitana de São Paulo.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo que exibe ônibus escolares em chamas. De acordo com a legenda, seriam veículos adquiridos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que não teriam sido entregues pelo ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), atual ministro da Justiça e Segurança Pública no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O fogo teria sido provocado pela “esquerda” após o vazamento do caso. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Fogo em todos os ônibus escolares que Bolsonaro comprou e o Dino não entregou. Como vazou, eles decidiram botar fogo. As crianças e seu dinheiro que se dane. Essa é a esquerda!”

A informação analisada pela Lupa é falsa. O incêndio foi registrado no dia 22 de dezembro na cidade de Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo (SP). Não há relação com Dino, que governou o Maranhão de janeiro de 2015 até abril de 2022, quando deixou o cargo para concorrer ao Senado.

Também não é verdade que os veículos foram adquiridos por Bolsonaro. Em nota encaminhada à Lupa, a Prefeitura de Franco da Rocha informou que o incêndio atingiu micro-ônibus comprados com recursos próprios ou emendas parlamentares, além de doações do governo estadual…

Veja a apuração completa no site Lupa