Verificado: Vídeo de um protesto de um estudante da Universidade Jagannath compartilhado como um ataque a mulheres hindus em Bangladesh

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

O vídeo viral é um protesto de uma estudante da Universidade Jagannath, em Bangladesh, e não um ataque a mulheres hindus. 

Pelo menos 232 pessoas foram mortas em Bangladesh nos incidentes de violência que eclodiram em todo o país após a queda do governo liderado por Sheikh Hasina em 5 de agosto de 2024. No meio disso, vídeo mostrando uma menina, com fita adesiva na boca e na mão amarrado atrás se tornou viral nas redes sociais com a alegação de que esta é a situação das mulheres hindus no Bangladesh atingido pela crise.

Postagem no Facebook | Link de arquivo

Iniciamos nossa investigação conduzindo uma pesquisa por palavra-chave e imagem reversa no Google e os resultados nos levaram a uma postagem no Facebook de  JnU Short Stories , datada de 26 de julho de 2024, apresentando o mesmo vídeo. “A menina é estudante regular da Universidade Jagannath no ano letivo de 2021-22. Este vídeo é o cenário da path play em protesto contra o suicídio de Avantika há alguns dias”, afirma o post.

Arquivo

Com base nesta postagem, buscamos informações sobre o suicídio e protesto de Avantika. Enquanto isso, um relatório publicado pelo site de notícias bengali Daily Ittefaq em 17 de março foi disponibilizado. O relatório afirma que “estudantes da Universidade de Jagannath realizaram uma marcha de bandeiras exigindo justiça em conexão com o caso de suicídio do estudante Fairuz Sadaf Avantika. Eles protestaram acendendo velas e realizando peças de rua…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳