Verificado: ‘Em 2021, os habitantes de Minnesota tinham cerca de cinco vezes mais probabilidade de se mudar para a Flórida do que vice-versa’ porque estavam ‘fugindo’ do estado sob o governo do governador democrata Tim Walz.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Pouco depois de a vice-presidente democrata, Kamala Harris, ter anunciado o governador de Minnesota, Tim Walz, como seu companheiro de chapa, as alegações sobre o político e seu estado começaram a voar. Um veio da ensolarada Flórida. 

“Em 2021, os habitantes de Minnesota tinham cerca de cinco vezes mais probabilidade de se mudar para a Flórida do que vice-versa”, postou o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, em 6 de agosto no X. “Eles estavam fugindo de um estado que, sob o governo do governador Tim Walz, virou as costas à lei e à ordem, aumentou os impostos e impôs restrições não científicas ao coronavírus, prejudicando crianças e destruindo empresas”. Os dados mostram que o número de DeSantis está próximo, embora um pouco inflado. Em 2021, quase quatro vezes mais habitantes de Minnesota se mudaram para a Flórida do que moradores da Flórida se mudaram para Minnesota em 2021. Ainda era alto em 2022, o último ano para o qual há dados disponíveis, mas a diferença diminuiu quase pela metade – cerca de duas vezes mais habitantes de Minnesota mudou-se para a Flórida do que o inverso.

Ao analisar historicamente os números de migração dos dois estados, os especialistas em pesquisa populacional e de migração disseram que parte da importância que DeSantis atribuiu a isso desaparece. Durante anos, mais pessoas se mudaram dos estados do alto meio-oeste para a Flórida do que vice-versa.

As pessoas têm motivações variadas para se mudar para um estado como a Flórida, incluindo impostos, mencionados por DeSantis. Mas os especialistas afirmam que pode ser difícil atribuir o movimento populacional a qualquer política, pessoa ou circunstância. Outros estados do Centro-Oeste, alguns sob administrações republicanas, tiveram números de emigração semelhantes, se não superiores, para a Florida…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸