Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
O candidato republicano à vice-presidência e senador por Ohio, JD Vance, procurou enquadrar negativamente a carreira militar de 24 anos do recém-nomeado candidato democrata à vice-presidência, Tim Walz, atual governador de Minnesota.
“Quando o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, quando os Estados Unidos da América, me pediram para ir ao Iraque para servir meu país, eu o fiz”, disse Vance em 7 de agosto no departamento de polícia de Shelby, Michigan. Vance serviu como correspondente de combate para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA de 2003 a 2007 e foi destacado para o Iraque durante seis meses em 2005, mas não participou de combate .
Vance continuou: “Quando seu país pediu a Tim Walz que fosse para o Iraque, você sabe o que ele fez? Ele abandonou o Exército e permitiu que sua unidade fosse sem ele. … Acho que é vergonhoso.” Num evento diferente, Vance usou a frase “ valor roubado ” para descrever suas acusações contra Walz.
No X, o deputado Ronny Jackson, republicano do Texas, fez uma afirmação semelhante à de Vance, escrevendo: “Tim Walz deu as costas aos soldados de sua unidade porque estava com MUITO medo de se deslocar para o Iraque!!”..
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸