Verificado: Governo nigeriano nega alegações virais de que o presidente reduzirá o salário pela metade e abolirá o cargo de primeira-dama

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO:  Sob o ataque de nigerianos furiosos, o governo tomou medidas para aliviar as dificuldades económicas e desencorajar protestos, mas reduzir para metade o salário do presidente, entre outras reivindicações atraentes feitas numa declaração viral, não é uma delas.

A recessão económica da Nigéria piorou desde que o presidente Bola Tinubu retirou os subsídios aos combustíveis na sua tomada de posse, em 29 de maio de 2023, levando a um aumento do custo de vida . 

Mas vários posts no Facebook afirmam que Tinubu respondeu ao descontentamento geral, entre outras coisas, cortando o seu salário para metade e abolindo o cargo de primeira-dama. 

Uma das publicações diz : “O Presidente Tinubu dirigiu-se à nação com uma mistura de preocupação e esperança, reconhecendo os graves desafios económicos que a Nigéria enfrenta. Ele enfatizou a necessidade de ações ousadas e sacrifícios pessoais por parte dos líderes governamentais, começando com uma redução de 50% no seu próprio salário e apelando a outros altos funcionários para fazerem o mesmo”. 

As postagens listam uma série de ações que o presidente supostamente tomará. Estes incluem:..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦