Verificado: Primeiras páginas falsas de jornais criticam as controversas nomeações para o gabinete do presidente queniano

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Em Julho de 2024, primeiras páginas falsas de jornais quenianos atacaram as novas nomeações para o gabinete do presidente William Ruto. As manchetes legítimas discutiam as novas alianças políticas que as seleções criaram.

As manchetes incluíam :

Bondo, no condado de Siaya, é a casa rural de Odinga , a 424,5 quilômetros da capital, Nairóbi. Odinga foi primeiro-ministro de 2008 a 2013 e fez várias candidaturas presidenciais, a mais recente em 2022, onde perdeu para Ruto. 

Estas manchetes foram acompanhadas por fotos de Ruto, Odinga e secretários de gabinete recém-nomeados, muitos dos quais são aliados de Ruto.

Após protestos em todo o país , Ruto demitiu todo o seu gabinete em 11 de julho. Em 19 de julho, ele começou a formar um novo gabinete de “base ampla” , mantendo seis dos seus 22 ministros originais e nomeando cinco novos rostos para aprovação pela assembleia nacional. Em 24 de Julho, nomeou um segundo conjunto de secretários de gabinete , incluindo aliados de Odinga…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦