Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Enquanto jovens quenianos e activistas planeiam novas rondas de manifestações anti-governamentais, uma carta aparentemente da comissão anti-corrupção do Quénia convocando um dos activistas tornou-se viral nas redes sociais. Mas é falso.
De acordo com a carta , Farsafi seria interrogado “sobre uma quantia não identificada de dinheiro recolhida através da plataforma online de angariação de fundos M-Changa”.
“Sua cooperação neste assunto é crucial e apreciada. O não cumprimento desta convocação pode resultar em novas ações legais, conforme estipulado na Seção 27 da Lei, que descreve as consequências do não comparecimento ou apresentação dos documentos convocados”, diz a carta , em parte.
A EACC é responsável pela recolha de informações e relatórios sobre a corrupção no governo e no setor público.
A carta tornou-se viral poucas semanas depois de os meios de comunicação locais terem informado que mais de 29 milhões de KSh tinham sido angariados para pagar as despesas médicas dos manifestantes antigovernamentais feridos. Centenas de manifestantes terão ficado feridos desde o início dos protestos, em 18 de junho de 2024. Farsafi foi o coordenador da campanha de angariação de fundos…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦