Falso: Ministério do Capital Humano: ‘Os salários dos professores universitários aumentaram 71% de dezembro a julho’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O valor indicado pelo Ministério corresponde ao aumento nominal dos salários, mas se tivermos em conta o aumento de preços registado nesse período, é evidente uma queda de 8,3% no poder de compra. 
O valor indicado pelo Ministério corresponde ao aumento nominal dos salários (ou seja, sem considerar o efeito da inflação).

Mas se for levado em conta o aumento de preços registado nesse período, é evidente uma queda de 8,3% no poder de compra. 

Nos primeiros 7 meses do ano, os valores destinados ao pagamento dos salários dos professores e das autoridades diminuíram reais 33,7% em termos homólogos, enquanto as verbas para o pagamento dos salários dos não docentes (funcionários administrativos e docentes) perderam 30%.2% reais. 

O Ministério do Capital Humano, liderado por Sandra Pettovello (La Libertad Avanza), publicou um comunicado  em

Isto é enganoso . O valor indicado pelo Ministério corresponde ao aumento nominal dos salários (ou seja, sem considerar o efeito da inflação), mas se for tido em conta o aumento dos preços registado nesse período, é evidente uma queda de 8,3% no. poder de compra dos professores universitários . Ou seja, ao contrário do que sugere o comunicado do Ministério, há uma perda real de salários neste sector…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷