Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A peça teria sido gravada no contexto dos protestos massivos pelos resultados das eleições presidenciais na Venezuela. Mas o vídeo não é atual nem corresponde a pessoas que foram assassinadas nos últimos dias durante as manifestações, mas sim está divulgado na internet desde 2018.
No contexto dos protestos massivos após os resultados das eleições na Venezuela, que proclamaram o atual presidente Nicolás Maduro como vencedor, circula um vídeo no qual um grupo de pessoas é visto arrastando 6 corpos nus para fora de um caminhão.
Mas a peça não é atual nem corresponde a pessoas que foram assassinadas nos últimos dias durante as manifestações, mas sim está divulgada na internet desde 2018.
Utilizadores nas redes sociais afirmam que a cena corresponde a um massacre ocorrido no dia 16 de outubro de 2018 na cidade mineira de Tumeremo, na Venezuela, embora não seja possível confirmá-lo com as informações disponíveis.
Circula nas redes sociais um vídeo em que pessoas vestidas com uniformes azuis claros arrastam 6 corpos nus para fora de um caminhão. As imagens teriam sido gravadas no contexto dos protestos massivos na Venezuela , segundo algumas publicações virais, em repúdio aos resultados das eleições presidenciais de 28 de julho de 2024, que proclamaram o atual presidente Nicolás Maduro como vencedor.
Porém, a peça não é atual nem mostra pessoas assassinadas durante as manifestações pelos resultados das eleições venezuelanas, mas está divulgada na internet desde pelo menos 2018.
O conteúdo acumula cerca de 5 mil repostagens, 3.500 “Likes” e 253 mil reproduções através do X…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷