Apurado pelo site Snopes
Durante uma entrevista coletiva em seu Mar-a-Lago Club em 8 de agosto de 2024, o ex-presidente dos EUA Donald Trump afirmou que a multidão durante seu discurso no Ellipse em Washington em 6 de janeiro de 2021 era maior do que o número de pessoas que reuniram-se para o discurso “Eu tenho um sonho” do reverendo Martin Luther King Jr. durante a marcha em Washington por empregos e liberdade em 28 de agosto de 1963.
No entanto, esta afirmação era falsa. De acordo com as estimativas e dados disponíveis para ambos os eventos, o tamanho da multidão de King no mínimo duplicou o de Trump. A disparidade possivelmente foi muito maior, como detalharemos mais adiante nesta história.
O discurso de Trump em 6 de janeiro ocorreu no mesmo dia em que alguns de seus apoiadores invadiram o Capitólio dos EUA para protestar contra os resultados das eleições de 2020 – um protesto baseado em falsas alegações de fraude eleitoral em massa. Tanto dentro como fora do Capitólio, os seus apoiantes envolveram-se num motim violento e mortal , incluindo o ataque a pelo menos 140 agentes da lei .
Enviamos um e-mail à campanha de Trump solicitando evidências sobre sua afirmação, mas não recebemos resposta em poucas horas.
Durante a coletiva de imprensa no clube de Trump, um repórter não identificado presente na sala perguntou-lhe sobre os comentários que ele havia feito minutos antes, dizendo: “Sr. Presidente, o senhor acabou de dizer que houve uma transferência pacífica de poder da última vez, quando deixou o cargo”. O repórter mencionou a violência de 6 de janeiro de 2021 e perguntou: “Como é essa transferência pacífica de poder?”
Durante a resposta de Trump, ele afirmou: “Ninguém foi morto em 6 de janeiro”. De acordo com informações divulgadas anteriormente pelo The New York Times , Fox News e FactCheck.org , entre outros meios de comunicação, tal afirmação é falsa…
Veja a apuração completa no site Snopes