Falso: É falso que Alto Comando Militar reconheceu que Maduro perdeu eleições

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais vídeo em que o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, afirma que as Forças Armadas do país reconhecem a vitória do candidato da oposição Edmundo González nas eleições presidenciais deste ano. “Diante da informação de que o candidato Edmundo González Urieta já é o vencedor, o Alto Comando Militar venezuelano declara que reconhecerá o novo governo”, teria dito. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Alto Comando Militar reconhece que Nicolas Maduro perdeu [as eleições]

O vídeo que circula nas redes é antigo e foi manipulado com uso de inteligência artificial (IA). Ao contrário do que mostram as imagens, o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, expressou em rede nacional “absoluta lealdade e apoio incondicional” das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas ao presidente Nicolás Maduro após o resultado das eleições no país. Além disso, não há qualquer publicação na imprensa (em português e espanhol) afirmando que o alto comando das Forças Armadas na Venezuela reconheceu a vitória do candidato da oposição Edmundo González nas eleições presidenciais deste ano…

Veja a apuração completa no site Lupa