Verificado: Ícone da Apple é homenagem a Alan Turing?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Publicação no Facebook sugere que logótipo da Apple foi criado para homenagear Alan Turing, condenado por ser homossexual e que acabou por se suicidar com cianeto.
Publicação no Facebook sugere que logótipo da Apple foi criado para homenagear Alan Turing, condenado por ser homossexual e que acabou por se suicidar com cianeto.

Em 1977, a Apple apresentou a sua imagem de marca — e que dura até hoje: uma maçã mordida. Agora, multiplicam-se as teorias sobre a história deste logótipo. Será apenas uma maçã, é uma homenagem a alguém ou existe uma explicação mais complexa? No passado mês de junho, tal como acontece todos os anos, comemorou-se o mês do orgulho LGBTQIA+ e começou a circular no Facebook um teoria que relaciona a homossexualidade com a origem do logótipo da Apple.

“Alan Turning terminou com a sua própria vida a 7 de junho de 1954. Mordeu uma maçã com cianeto e comeu uma dentada dela. Fê-lo, porque o governo britânico o castrou quimicamente, humilhou-o e processou-o por ser gay. É por isso que há uma maçã mordida no logótipo da Apple, em homenagem a Alan Turing“, lê-se na publicação feita a 28 de junho. E este utilizador continua: “Inventou a ciência da computação e usando seus primeiros projetos decifrou o código Enigma — a máquina encriptada que os nazis e o exército alemão usaram para comunicar comandos secretos uns com os outros durante a 2ª guerra mundial — como consequência salvou milhões de vidas e trouxe-nos para a era moderna da informática.”

A informação partilhada sugere que o símbolo da Apple é uma homenagem a Alan Turing, precisamente porque este era homossexual e foi perseguido por isso. Mas o significado da famosa maçã mordida é muito mais simples e foi explicado em 2020 por Rob Janoff, que criou o logo da empresa, numa entrevista ao CreativeBits…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹