Verificado: A Ordem Executiva Biden 14019 ‘exige que nossas agências federais financiadas pelos contribuintes violem a Lei Hatch e se envolvam na coleta ilegal de votos’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Um legislador de Nova York juntou-se a outros republicanos visando uma nova ordem executiva do presidente Biden, de 3 anos. A deputada norte-americana Claudia Tenney afirma que a ordem viola a lei que limita os funcionários federais de se envolverem em atividades políticas partidárias e exige que os escritórios federais coletem cédulas ilegalmente. 

Especialistas em legislação eleitoral dizem que esta é uma interpretação falsa da ordem de Biden, que foi concebida para promover informações sobre o recenseamento eleitoral.

Tenney, um republicano que busca a reeleição em um distrito que vai do norte do país ao oeste de Nova York, afirmou no Facebook que a ordem executiva de Biden  “exige que nossas agências federais financiadas pelos contribuintes violem a Lei Hatch e se envolvam na coleta ilegal de votos”.

A Lei Hatch limita a atividade político-partidária de funcionários federais e de funcionários estaduais e locais que oferecem programas financiados pelo governo federal durante o horário de trabalho e os proíbe de usar escritórios e recursos governamentais…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸