Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Numa captura de tela que circula nas redes sociais, o legislador queniano Oscar Sudi parece criticar o presidente queniano William Ruto por demitir quase todo o seu gabinete. Mas não encontramos nenhuma evidência de que o tweet mal escrito tenha vindo de Sudi.
A captura de tela, datada de 15 de julho de 2024, diz : “De jeito nenhum @WilliamsRuto pode escrever empregos para as pessoas e removê-los devido à pressão do genz. Você deve ser interdependente da sua própria decisão que tomou.”
Sudi representa o eleitorado de Kapseret na assembleia nacional e é um aliado proeminente de Ruto.
Os usuários que postaram a captura de tela zombaram do legislador por sua “ incapacidade ” de se comunicar usando a gramática adequada e até questionaram suas qualificações acadêmicas.
Sudi foi anteriormente acusado de falsificar os seus certificados académicos e de fazer uma declaração falsa à Comissão Eleitoral e de Fronteiras Independente do Quénia para poder disputar as eleições gerais de 2013. Nesse ano, os candidatos à assembleia nacional foram obrigados a apresentar prova de habilitações académicas. Mas o tribunal o absolveu da falsificação…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦