Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: O porta-voz da polícia do estado de Oyo diz que um vídeo viral alegando que o influente ativista iorubá Sunday Adeyemo pediu aos pastores Fulani que deixassem a comunidade de Igboho é uma “completa falsidade”.
Predominantemente muçulmanos, eles estão historicamente associados ao pastoreio e à criação de gado. Mas entre eles está uma milícia que foi responsabilizada por vários ataques a comunidades na Nigéria, incluindo no estado de Oyo, no sudoeste .
É neste contexto que um vídeo viral publicado no Facebook afirma que o influente activista iorubá Sunday Adeyemo, também conhecido como Sunday Igboho, emitiu ultimatos de despejo aos pastores na área de Igboho, em Oyo.
A voz de Adeyemo tem peso, pois ele lidera a agitação pela criação de uma nação iorubá há vários anos e tem muitos seguidores no oeste da Nigéria, particularmente no estado de Oyo.
Ele também falou sobre as tensões no estado causadas pelas atividades dos pastores Fulani, e os seus apoiantes em Oyo vêem-no como um defensor dos seus direitos . Mas, na sequência de um ultimato que emitiu em 2020, alguns no norte da Nigéria acusaram-no de incitar à violência étnica e de participar no “despejo ilegal” de cidadãos…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦