Verificado: O vídeo mostra pessoas reunidas perto do pedágio de Lekki, no estado de Lagos, na Nigéria, e não ‘bandidos’ sequestrando protestos antigovernamentais em Ajah

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Alegações falsas sobre protestos antigovernamentais têm circulado nas redes sociais na Nigéria. Um deles afirma que um vídeo mostra “bandidos” sequestrando os protestos em Ajah, no estado de Lagos. Mas não há evidências disso.

Os protestos foram rotulados como “10 dias de raiva” e deverão continuar até 10 de Agosto. Muitos nigerianos também mostram o seu apoio às manifestações nas redes sociais, utilizando as hashtags #EndBadGovernance e #EndBadGovernanceProtests. 

Os protestos visam chamar a atenção para a insatisfação generalizada com as políticas económicas do governo , a inflação elevada e a remoção do subsídio aos combustíveis .

Neste contexto, foi publicado um vídeo nas redes sociais com a alegação de que “bandidos” sequestraram os protestos em Ajah , no estado de Lagos.

O vídeo tem a legenda : “ Acabamos de receber informações de que o protesto começou em Ajah, mas bandidos os atacaram agora… esses bandidos que você está vendo aqui acabaram de se mudar para Ajah agora para causar problemas em #protesto #protesters #EndBadGovernanceInNigeria .”..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦