Falso: Não, este vídeo de uma marcha massiva não é da Venezuela depois das eleições: foi gravado em 2022 durante os protestos no Sri Lanka

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Um vídeo de uma manifestação massiva que supostamente ocorreu em La Guaira, na Venezuela, está circulando nas redes sociais. Porém, é falso que seja atual e que tenha ocorrido naquele país.
Um vídeo de uma manifestação massiva que supostamente ocorreu em La Guaira, na Venezuela, está circulando nas redes sociais depois que se soube que o Conselho Nacional Eleitoral proclamou Nicolás Maduro como presidente.

Porém, é falso que a peça seja atual e tenha ocorrido naquele país. 

As imagens correspondem a manifestações ocorridas em 2022 em Colombo, capital do Sri Lanka.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma manifestação massiva com a seguinte descrição: “Imagens impressionantes da cidade costeira de La Guaira, a 30 km de Caracas. Manifestantes nas ruas pedindo a renúncia do ditador Nicolás Maduro.” 

No entanto, é falso que o vídeo seja atual e que tenha ocorrido na Venezuela depois de conhecido o resultado das eleições presidenciais . As imagens correspondem a manifestações ocorridas em 2022 em Colombo, capital do Sri Lanka.

O conteúdo – que tinha sido publicado por uma conta paródia do empresário norte-americano Elon Musk (@ElonMuskD_C) e posteriormente eliminado – teve mais de 83 mil “Likes” no X e continua a circular naquela rede, no Facebook e no Instagram…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷