Falso: China não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que a China criou uniformes inspirados na bandeira palestina para os Jogos Olímpicos de Paris, como alegam publicações nas redes. A imagem compartilhada pelas peças de desinformação faz parte de um ensaio fotográfico que foi publicado pela Vogue China no ano passado e não tem relação com o evento esportivo internacional.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (23).

Posts nas redes enganam ao alegar que a China se inspirou na bandeira da Palestina para criar os uniformes dos atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos de Paris. A imagem usada pelas peças de desinformação faz parte de um ensaio fotográfico publicado pela Vogue China que não tem relação com o evento esportivo internacional.

A foto usada nas peças de desinformação foi publicada no Instagram pela diretora de moda e estilista da Vogue Vivienne Sun em 4 de setembro de 2023 (veja abaixo), mas circula nas redes ao menos desde agosto daquele ano, quando o ensaio foi feito. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Leslie Zhang com a modelo He Cong…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos