Falso: Gráfico usa dados enganosos para alegar que 43 milhões de brasileiros sustentam restante do país

Apurado pelo site Aos Fatos

Contém dados incorretos o gráfico que circula nas redes com a alegação de que apenas 43 milhões de brasileiros seriam trabalhadores. Diferentemente do que sugerem as publicações, há cerca de 101 milhões de pessoas ocupadas no país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os posts ainda omitem que beneficiários do Bolsa Família também podem exercer atividade remunerada.

A publicação desinformativa acumulava mais de 7.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até esta quinta-feira (25). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (Fale com a Fátima).

Publicações têm compartilhado um gráfico desinformativo para sugerir que 43 milhões de brasileiros sustentariam o restante da população e que isso explicaria porque o país “não dá certo”. A visualização viral, que supostamente mostraria dados do IBGE referentes a 2023, contém uma série de erros:

Diferentemente do que sugere o gráfico, pessoas ocupadas também podem receber o Bolsa Família. O critério de elegibilidade atual é que as famílias tenham renda mensal per capita de até R$ 218, independentemente de exercerem atividade remunerada.

Em nota enviada ao Aos Fatos, o IBGE negou que tenha um levantamento de “empresários, empreendedores e funcionários”, como está discriminado no gráfico, e afirmou que, atualmente, há 101,3 milhões de brasileiros ocupados…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos