Verificado: Até agora não se sabe se Nicolás Maduro ou Edmundo González venceram na Austrália como afirmam nas redes

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

No âmbito das eleições presidenciais na Venezuela, nas redes sociais são divulgados os supostos resultados da votação na Austrália. Em algumas publicações afirmam que o presidente e candidato à reeleição Nicolás Maduro venceu; enquanto outros asseguram que o candidato da oposição, Edmundo González. 

“Resultados preliminares na Austrália: Nicolás Maduro 56% Edmundo 16%” (sic), afirmou Roi Lopez Rivas (@RoiLopezRivas), usuário que espalha desinformação a favor do chavismo venezuelano e que a mídia daquele país já verificou ( 1 , 2 , 3. 4. 5 ) . 

“Atenção. Edmundo González já venceu as eleições na Austrália. Primeiro resultado na Austrália. Edmundo 723 votos. “Maduro 3 votos ”, observou uma postagem no Tiktok de Rafael Itri (@rafaelitri). Esta mesma afirmação foi replicada em X por vários relatos, incluindo o do jornalista Napoleón Bravo ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 ).

Porém, como destacou a mídia EsPaja, trata-se de um “Mistério”, ou segundo a nossa qualificação “inverificável”, portanto, até o momento desta verificação, às 12h do dia 28 de julho, não se pode avaliar se se trata de verdadeiro ou não. 

De acordo com as instruções para a coordenação da votação no exterior , emitidas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, o processo de contagem nas representações diplomáticas ou consulares ocorrerá assim que a CNE emitir o primeiro boletim. Em nenhum caso terá início antes do território nacional…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴