Apurado pelo site UOL Confere
É falso que o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano Donald Trump levou um segundo tiro durante comício em Butler, na Pensilvânia, no último sábado (13).
O post desinformativo sugere que é possível ver um rasgo no blazer de Trump em uma foto. Porém, ao olhar a cena por outro ângulo, não há marca nesse sentido na roupa do ex-presidente.
A publicação diz o seguinte: “URGENTE: Trump também foi atingido do lado direito do peito e o que o salvou, foi o colete balístico que estava usando…”.
Abaixo do texto, é colocada uma foto de Trump cercado de agentes de segurança, instantes depois do ataque, com um círculo vermelho na altura do peito do ex-presidente.
Roupa de segurança está dobrada. A imagem que circula nas redes sociais mostra, na verdade, uma dobra no terno da agente que protege Trump. A foto é do fotógrafo Evan Vucci, da AP (Associated Press (aqui).
Outro ângulo mostra terno sem marca. Em outra imagem, do mesmo fotógrafo, é possível notar que não há qualquer furo no blazer de Trump (aqui e abaixo)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere