Verificado: Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é Thomas Matthew Crooks, autor do atentado contra Donald Trump, a pessoa que aparece em foto compartilhada por peças de desinformação nas redes. As peças usam a imagem para sugerir que o atirador seria trans e que o ataque teria motivação ideológica. Além de haver diferenças físicas claras entre Crooks e a pessoa da foto, não foi divulgada nenhuma informação oficial similar sobre o caso.

A peça de desinformação, publicada originalmente em inglês, passou a ser disseminada também em português e acumula, até o momento, mais de 15 mil compartilhamentos no X (ex-Twitter).

São mentirosas as publicações que compartilham a foto de uma pessoa com cabelo longo e gargantilha no pescoço e a identificam como Matthew Crooks. Apesar de o Aos Fatos não ter descoberto a identidade real de quem aparece na imagem, uma comparação entre características físicas atesta que não se trata do autor do atentado contra Trump:

Em nenhuma foto divulgada, Crooks aparece com vestimentas e piercings semelhantes às da imagem que tem viralizado (Reprodução/Wikimedia Commons/TikTok)

..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos