Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
A vice-presidente Kamala Harris disse num vídeo de campanha que a escolha do ex-presidente Donald Trump para vice-presidente será “leal apenas a Trump, não ao nosso país”.
Harris disse no vídeo que o candidato republicano à vice-presidência, o senador JD Vance, R-Ohio, irá “carimbar” a “agenda extrema” de Trump. Ela acrescentou: “Ao contrário de Mike Pence, Vance disse que teria executado o plano de Trump para anular as eleições de 2020”.
Depois de perder as eleições de 2020, Trump e seus aliados procuraram obter a ajuda de autoridades eleitas do estado, de funcionários do Departamento de Justiça e do então vice-presidente Mike Pence para permanecer no cargo.
Os aliados de Trump apresentaram suas próprias listas de eleitores “suplentes” para assinar certificados declarando que Trump venceu estados de campo de batalha que na verdade perdeu. Os críticos de Trump referiram-se a eles como “falsos eleitores” e os procuradores estaduais acusaram criminalmente dezenas deles. Em 6 de janeiro de 2021, Pence recusou-se a considerar as chapas eleitorais alternativas de Trump…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸