Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Quando ocorrem eventos de alto impacto, os desinformadores aproveitam a oportunidade para promover informações falsas e teorias da conspiração. Nesta nota são apresentadas as verificações das desinformações mais comuns que circularam após o ataque.
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump ficou ferido durante um comício em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024.
Quando ocorrem eventos de alto impacto, os desinformadores aproveitam a oportunidade para promover informações falsas e teorias da conspiração.
Nesta nota são apresentadas as verificações das desinformações mais comuns que circularam após o ataque.
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano, Donald Trump, foi ferido durante um comício em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024. Como resultado deste evento, diversas desinformações ligadas à tentativa de assassinato começaram a circular nas redes sociais. .
Nesta nota, do Chequeado contamos quais conteúdos falsos se tornaram virais nos últimos dias e quais teorias da conspiração circularam sobre o assunto.
A foto de um atirador está circulando nas redes sociais com o seguinte texto: “Meu nome é Jonathan Willis, sou o oficial da famosa foto dos dois atiradores no telhado do comício de Trump. “Vim aqui para informar o público que tive o assassino na mira durante pelo menos 3 minutos, mas o chefe do serviço secreto recusou-se a dar a ordem para eliminar o autor do crime.”..
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷