Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Uma publicação do usuário Carlos Anaya (@colombianoticiasoficial) no Threads traz o seguinte texto “ Petro chega a 65% e Uribe sobe para 85% ”, acompanhado de uma imagem que inclui os supostos percentuais em uma foto de cada político, esclarecendo que no caso do ex-presidente Álvaro Uribe trata-se de “ aprovação ” e no caso do atual presidente, Gustavo Petro, de “ reprovação ”.
Ao consultar o perfil do usuário, constatamos que ele se define como um “ ativista anticomunista ” e direciona todas as suas publicações para criticar o governo, em muitos casos republicando conteúdos de seu perfil no X.
Na Colombiacheck analisamos os supostos dados da publicação e constatamos que são questionáveis, já que a desaprovação do presidente publicada pela firma Datexco se mistura com uma suposta aprovação de Álvaro Uribe da qual não há registro recente.
Para começar, realizamos uma busca avançada no Google com as palavras-chave “ Petro ” e “ 65% ”. É assim que encontramos a pesquisa Opinómetro, da firma Datexco, contratada pela W Radio no final de maio. Com dados coletados entre 30 de maio e 1º de junho, a medição apontou uma desaprovação de 65% à gestão do presidente Gustavo Petro.
A pesquisa consultou a população sobre outros assuntos, como a crise da EPS, a eventual convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte e a proibição das touradas. Mas não recolheu dados sobre a favorabilidade de Álvaro Uribe…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴