Falso: O vídeo de Chopper Read revive a teoria da conspiração do massacre de Port Arthur

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

AAP FACTCHECK – O assassino em massa Martin Bryant matou suas vítimas com um rifle de caça no pior massacre de todos os tempos na Austrália, afirma a falecida figura do crime Mark “Chopper” Read em um vídeo nas redes sociais.

Isto é falso. Documentos judiciais e reportagens da mídia mostram que Bryant usou apenas armas de fogo semiautomáticas para matar 35 pessoas no massacre de Port Arthur em 1996 .

Um vídeo compartilhado no Facebook e no Instagram mostra o notório criminoso Mark “Chopper” Read, que morreu em 2013, alegando que o assassino usou “um rifle de caça .308” em seu ataque ao local histórico de Port Arthur, na Tasmânia.

“O que aconteceu lá naquele dia? Como você consegue 34 (sic) pessoas, sabe? A 300 metros, como você atira em tantas pessoas? Como um homem atira em tantas pessoas? Nessas distâncias incríveis, ele os atinge com um rifle de caça 308”, diz ele no vídeo.

Read então afirma falsamente que há “um conjunto de evidências” de que outros atiradores estavam envolvidos, dizendo: “Tenho tendência a acreditar que pode ser verdade” que o massacre poderia ter sido uma conspiração para “desarmar o público australiano”.

No entanto, não há provas judiciais ou relatos da mídia afirmando que Bryant matou alguém com um rifle durante seu ataque. Em vez disso, todas as evidências disponíveis mostram que ele matou todas as 35 vítimas com armas de fogo semiautomáticas…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺