Verificado: Em sabatina, Boulos erra sobre condenações de Nunes e faltas na Câmara

Apurado pelo site UOL Confere

Guilherme Boulos, deputado federal e pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSOL, errou ao dizer que Ricardo Nunes teve “várias condenações” na Justiça Eleitoral e ao citar o número de faltas em sessões na Câmara.

Boulos participou da sabatina UOL/Folha nesta sexta-feira (12). Leia a seguir a checagem feita pelo UOL Confere:

O Ricardo Nunes teve várias condenações por campanha antecipadaGuilherme Boulos

FALSO. O UOL Confere identificou duas ações movidas contra o prefeito de São Paulo por campanha eleitoral antecipada neste ano. As duas foram apresentadas pelo PSOL e em nenhuma delas Nunes foi condenado.

Em uma das ação, a federação PSOL-Rede afirmou que a prefeitura “investiu em ações para torná-lo [Nunes] mais conhecido perante a população, especialmente nas regiões mais periféricas da capital, mediante o aumento de gastos públicos com publicidade destinada à sua promoção e a vinculação de obras e programas sociais à sua imagem pessoal”. O juiz Rodrigo Marzola Colombini, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, considerou o pedido improcedente por considerar que os eventos configuraram publicidade institucional regular da prefeitura, o que só é proibido no período oficial de campanha (aqui).

Na outra representação, movida pelo diretório paulistano do PSOL, o partido afirmou que um vídeo compartilhado no canal oficial da prefeitura (aqui) da transmissão da cerimônia de posse dos novos secretários de Nunes fez propaganda eleitoral antecipada. A ação não foi apreciada pela Justiça Eleitoral porque envolvia interesses da federação partidária que o PSOL forma com a Rede, mas foi apresentada de forma autônoma pelo PSOL, de acordo com o juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci (aqui)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere