Falso: Homem de touca em foto não é atirador de atentado contra Trump; trata-se de jornalista italiano

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais uma postagem que afirma que o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, no sábado (13), se chama Mark Violets, membro de um movimento antifacista. A postagem inclui uma foto do suposto autor do atentado. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Departamento de Polícia de Butler confirma a morte do atirador no atentado hoje contra Trump identificado como Mark Violets…. É um conhecido extremista antifa que enviou um vídeo no YouTube antes do ataque, alegando que “a justiça estava chegando

O homem que aparece nas imagens que circulam nas redes sociais associado supostamente como o autor dos tiros contra o ex-presidente Donald Trump é o jornalista italiano Marco Violi, que se pronunciou nas redes sociais desmentindo o boato. Violi afirmou que que os posts que circulam sobre ele “são totalmente infundados” e que essa tática foi organizada por um grupo de haters que “vem arruinando minha vida desde 2018, inclusive com vigias em minha casa, fotos do meu interfone e da minha porta de entrada”. Confira aqui a postagem completa do jornalista…

Veja a apuração completa no site Lupa