Falso: Discurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas

Apurado pelo site Aos Fatos

É antigo o vídeo em que o pregador palestino Sheikh Nidhal Siam afirma que o califado conquistará Paris. O discurso, que tem sido compartilhado nas redes como se tivesse relação com os resultados das últimas eleições para o Parlamento francês, ocorreu em 2020 em Jerusalém.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (11).

Posts nas redes têm compartilhado como se fosse recente um discurso em que o pregador palestino Sheikh Nidhal Siam afirma que o califado conquistará Paris. A fala, que tem sido apontada como uma reação à vitória da esquerda nas eleições parlamentares francesas do último domingo (7), ocorreu em 2020.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o discurso compartilhado pelas peças de desinformação foi feito em 30 de outubro daquele ano na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.

A fala ocorreu dias depois da morte do professor francês Samuel Paty, que foi assassinado após mostrar caricaturas do profeta Maomé em um debate sobre liberdade de expressão na sala de aula. Em homenagem ao professor, Macron disse que a França “não desistiria de seus cartuns”. O islamismo proíbe quaisquer representações gráficas de Maomé…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos