Verificado: Anthony Bourdain disse uma vez: ‘O mundo visitou muitas coisas terríveis sobre o povo palestino’?

Apurado pelo site Snopes

Em 29 de junho de 2024, o usuário X @zei_squirrel fez uma postagem ( arquivada ) compartilhando um vídeo que pretendia mostrar o famoso chef, autor e personalidade da televisão Anthony Bourdain, que morreu em 2018, expressando simpatia e admiração pelos palestinos.

No corpo da postagem, @zei_squirrel incluiu a transcrição de uma citação que começa no carimbo de data e hora do vídeo: “O mundo causou muitas coisas terríveis ao povo palestino, nenhuma mais vergonhosa do que roubar-lhes sua humanidade básica”.

No momento em que este artigo foi escrito, a postagem de @zei_squirrel havia recebido cerca de 10.000 repostagens e 33.000 curtidas.

A citação e o vídeo de Bourdain a entregando são autênticos. A fonte original é um discurso de aceitação que Bourdain fez em 2014, quando o Conselho Muçulmano de Assuntos Públicos (MPAC) o reconheceu como uma “voz de coragem e consciência” nos Prêmios de Mídia de 2014 da organização. O jornal israelense Haaretz noticiou o prêmio na época e incluiu uma transcrição do discurso de aceitação de Bourdain em sua cobertura. Como resultado, Snopes classificou esta afirmação como “Atribuição Correta”.

Bourdain não aceitou pessoalmente o prêmio MPAC. Em vez disso, a organização reproduziu seu discurso de aceitação pré-gravado para os participantes da cerimônia, que ocorreu em 18 de maio de 2014. Dois dias depois, em 20 de maio de 2014, a organização disponibilizou o vídeo ao público em geral por meio de seu YouTube oficial. página …

Veja a apuração completa no site Snopes