Falso: É falso que Torre Eiffel foi iluminada de vermelho para celebrar vitória da esquerda na França

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que a Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada de vermelho no último domingo (7) para homenagear a vitória da esquerda nas eleições para o Parlamento francês. A foto compartilhada pelas peças de desinformação foi registrada em 2004, durante as celebrações do Ano-Novo chinês na capital francesa.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter), centenas de compartilhamentos no Facebook e de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (8).

Posts nas redes enganam ao afirmar que a Torre Eiffel foi iluminada de vermelho para celebrar a vitória da esquerda nas eleições para a Assembleia Nacional francesa, ocorridas no último domingo (7). Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a foto compartilhada pelas peças de desinformação foi publicada originalmente pelo fotógrafo Zedwarf no Flickr e mostra cenas da celebração do Ano-Novo Chinês em Paris em janeiro de 2004. Confira outras versões do registro .

Aos Fatos não encontrou registros no site ou nas redes oficiais da torre Eiffel que atestem que o monumento foi iluminado de vermelho após o resultado das eleições do último fim de semana…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos