Apurado pelo site SBT News
A cantora Iza anunciou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (10), que se separou do jogador de futebol Yuri Lima. O término vem em um momento delicado: ela está grávida de seis meses de sua primeira filha, a Nala. Como os impactos emocionais de uma separação podem impactar uma gestação? Quais são os caminhos possíveis para lidar com uma situação como essa?
+ Grávida de quíntuplos é autorizada pela Justiça de SP a fazer interrupção parcial da gestação
A separação, por si só, traz impactos emocionais como estresse e ansiedade durante e depois do parto, de acordo com a psicóloga da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em saúde mental das gestantes Liliana Seger, que coordena um grupo de mulheres que passam por conflitos emocionais durante esse período.
+ Covid-19: casos graves aumentam chance de parto prematuro
Segundo ela, no entanto, qualquer abalo emocional, como a perda de um ente querido e brigas familiares, pode influenciar o processo de gestação, tanto no ponto de vista físico, quanto emocional. Cabe identificar quando é necessário procurar ajuda (veja sinais de atenção abaixo).
Além disso, toda separação envolve um luto e traz a necessidade de elaboração e substituição daquilo que foi vivenciado com a outra pessoa. É o que aponta a psicanalista Vera Cristina…
Veja a apuração completa no site SBT News