FALSO: Posts enganam ao espalhar que Tebet anunciou que vai cortar Bolsa Família por 60 dias

Publicações espalham nas redes que Tebet teria anunciado corte no Bolsa Família por 60 dias, mas a informação engana. Ministra falava sobre a suspensão para revisão cadastral de alguns beneficiários.

Apurado pelo site YahooNoticias

Nas redes sociais, usuários espalham boatos sobre um suposto anúncio da ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB) sobre o programa de transferência de renda Bolsa Família. Entenda o que alegam as publicações:

Que a ministra teria anunciado um corte no Bolsa Família

Mas essa informação é enganosa. A ministra apenas falou sobre a suspensão de benefícios para revisão cadastral, com o objetivo de identificar pessoas inscritas de maneira irregular no programa. O pagamento para famílias regulares seguirá sendo feito normalmente.

Uma busca no Google pelas palavras-chave “Tebet corte Bolsa Família” direcionou a um artigo desinformativo, segundo o qual a ministra teria falado ao Estadão sobre o suposto corte no benefício por 60 dias. Uma nova busca, acrescentando o termo “Estadão” direcionou a uma entrevista de Tebet para o jornal, publicada em 16 de janeiro de 2023.

Na conversa, a chefe do Planejamento apenas afirmou que pretende prorrogar a revisão cadastral do Bolsa Família por mais 60 dias a partir de fevereiro ou março. Ao menos dez milhões de cadastrados apresentam indícios de irregularidades em meio às cerca de 40 milhões de famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único)…

Veja a apuração completa no site YahooNoticias