Publicações espalham nas redes que Tebet teria anunciado corte no Bolsa Família por 60 dias, mas a informação engana. Ministra falava sobre a suspensão para revisão cadastral de alguns beneficiários.
Apurado pelo site YahooNoticias
Nas redes sociais, usuários espalham boatos sobre um suposto anúncio da ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB) sobre o programa de transferência de renda Bolsa Família. Entenda o que alegam as publicações:
Que a ministra teria anunciado um corte no Bolsa Família
Mas essa informação é enganosa. A ministra apenas falou sobre a suspensão de benefícios para revisão cadastral, com o objetivo de identificar pessoas inscritas de maneira irregular no programa. O pagamento para famílias regulares seguirá sendo feito normalmente.
Uma busca no Google pelas palavras-chave “Tebet corte Bolsa Família” direcionou a um artigo desinformativo, segundo o qual a ministra teria falado ao Estadão sobre o suposto corte no benefício por 60 dias. Uma nova busca, acrescentando o termo “Estadão” direcionou a uma entrevista de Tebet para o jornal, publicada em 16 de janeiro de 2023.
Na conversa, a chefe do Planejamento apenas afirmou que pretende prorrogar a revisão cadastral do Bolsa Família por mais 60 dias a partir de fevereiro ou março. Ao menos dez milhões de cadastrados apresentam indícios de irregularidades em meio às cerca de 40 milhões de famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único)…