Falso: O empregador de professores do Quénia NÃO disse que não pagará 100.000 professores devido ao cancelamento da Lei Financeira de 2024

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Um gráfico que circula nas redes sociais afirma que 100.000 professores não serão pagos em Julho de 2024 como resultado do cancelamento da conta financeira do Quénia. Mas o gráfico é falso e deve ser ignorado.

O gráfico , datado de 2 de julho de 2024, diz : “Consequências da não aprovação da Lei Financeira 2024: 100.000 professores não serão pagos em julho”.

O TSC, o maior empregador da função pública do Quénia, é uma comissão independente criada ao abrigo da Constituição do Quénia para gerir os recursos humanos no sector da educação.

O gráfico mostra uma imagem de Macharia e o logotipo da Citizen Digital , sugerindo que foi publicado pela mídia queniana.

Tornou-se viral enquanto os quenianos continuavam a protestar depois que o presidente William Ruto disse que não assinaria a controversa Lei Financeira 2024. Ruto comentou mais tarde que a retirada do projeto de lei levaria a mais cortes de empréstimos e gastos dentro do governo…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦