Falso: Jordan Peterson entende errado sobre o sistema de crédito social da China

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

AAP FACTCHECK – O psicólogo canadense Jordan Peterson afirma que os jaywalkers em qualquer lugar da China podem ser identificados usando suas identificações digitais e punidos sob o sistema de crédito social vinculado.

Isto é enganoso. Especialistas disseram à AAP FactCheck que, embora a China tenha formas de identificação digital, não possui um sistema de crédito social padronizado nacionalmente para os cidadãos.

As afirmações aparecem em um Instagram Reel apresentando um clipe de uma entrevista em podcast de agosto de 2023 com o Dr. Peterson .

O vídeo foi compartilhado novamente depois que o parlamento da Austrália aprovou leis de identificação digital em 16 de maio de 2024.

“Se uma câmera de trânsito pegar você fazendo travessias imprudentes na China, o sistema de identificação digital tem você, tem seu sangue agora”, afirma o Dr. Peterson no vídeo.

“Tem o seu código genético. Tem a sua fotografia. Ele pode identificar como você anda. Portanto, mesmo que você não consiga ver um rosto, você pode ser pego pela marcha…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺