Apurado pelo site Snopes
Logo após o primeiro debate presidencial das eleições de 2024, um clipe do ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, censurando o ex-presidente Donald Trump se tornou viral . De acordo com postagens nas redes sociais no início de julho de 2024, Cheney – que serviu na administração de George W. Bush de 2001 a 2009 – disse certa vez: “Nos 246 anos de história de nossa nação, nunca houve um indivíduo que fosse uma ameaça maior para nossa nação. república do que Donald Trump.”
A suposta citação apareceu em várias plataformas no início de julho de 2024, incluindo Reddit , onde alguns usuários aparentemente expressaram choque pelo fato de Cheney, um republicano, ser anti-Trump. Essas postagens afirmavam: “[O] fato de ESTE HOMEM, entre todas as pessoas, estar implorando ao seu partido para apoiar Biden mostra que ambos os lados reconhecem que Trump é uma ameaça à democracia”.
A citação é autêntica – isto é, o vídeo de Cheney dizendo que é real. Mas algumas publicações nas redes sociais que destacam a declaração de julho de 2024 omitiram o facto de ter sido gravada antes, em 2022, e não ter relação com a campanha de Trump de 2024 contra o presidente Joe Biden. Foi errado enquadrar a declaração como um endosso a Biden. Em vez disso, Cheney gravou o vídeo para apoiar a campanha de reeleição de sua filha, a ex-deputada norte-americana Liz Cheney.
Biden não havia lançado sua campanha presidencial para 2024 no momento da gravação do vídeo…
Veja a apuração completa no site Snopes