Apurado pelo site UOL Confere
É falso que um carro apreendido pela Polícia Militar transportando cocaína em São Paulo tenha ligação com Fernando Haddad, ministro da Fazenda.
O vídeo da apreensão de um carro da Receita Federal é do programa Brasil Urgente, mas o veículo era usado por um prestador de serviços terceirizado do órgão, sem relação com Haddad ou sua equipe na pasta.
Uma publicação no Facebook exibe imagens do programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, com a seguinte locução: “A Polícia Militar acaba de apreender este veículo, que pertence à Receita Federal, cheio de cocaína. A informação oficial é que é um veículo do Ministério da Economia, e também com o logotipo da Receita Federal, com 30 quilos de substância análoga à cocaína”.
O vídeo extraído do programa é sobreposto por textos inseridos na postagem, que dizem: “Polícia Militar apreende carro da Receita Federal com cocaína. A quadrilha do Lula vem com tudo” e “27/06/24 Carro do ministro da economia do Lula com cocaína”.
Na legenda do post, o autor escreveu: “Ainda ontem dia 27/06 a PM prendeu um carro do ministro da economia de Lula do PT com 30k de cocaína”.
Condutor preso afirmou ser prestador da Receita. A apreensão ocorreu em 27 de junho, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e o condutor do veículo foi preso (aqui). Aos policiais, ele alegou ser funcionário terceirizado e que pegou o carro da Receita para fazer o transporte da droga até uma comunidade na região. A ocorrência foi encaminhada para a PF (Polícia Federal), segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, para investigação…
Veja a apuração completa no site UOL Confere