Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Várias publicações nas redes sociais afirmam que o novo ministro dos Assuntos Internos da África do Sul nasceu no Zimbabué. Mas não encontrámos provas de que Leon Schreiber tenha nascido lá, ou que seja “um estrangeiro zimbabuense”.
Um mês antes, o Congresso Nacional Africano (ANC) de Ramaphosa perdeu a sua maioria parlamentar de 30 anos nas eleições realizadas em 29 de Maio. O ANC obteve apenas 40,2% dos votos nacionais , com 21,8% indo para a principal oposição, a Aliança Democrática (DA), e 14,6% para o recém-chegado Partido uMkhonto weSizwe.
Sem maioria, os partidos formaram um governo de unidade nacional. Isto incluiu a atribuição de alguns cargos no gabinete a membros de partidos da oposição. O gabinete da África do Sul é composto por ministros e vice-ministros dos departamentos nacionais .
Leon Schreiber, do promotor público, foi nomeado ministro do Interior . O departamento mantém o registo da população da África do Sul, emite documentos de identificação e passaportes e trata da imigração – incluindo o estatuto dos refugiados e requerentes de asilo .
Pouco depois do anúncio do gabinete de Ramaphosa, uma alegação viral de que Schreiber era “ um estrangeiro do Zimbabué ” apareceu nas redes sociais …
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦