Falso: Os países da OMS não ‘prenderão cidadãos’ que se opõem às vacinas contra a gripe aviária

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

AAP FACTCHECK – Os países membros da Organização Mundial de Saúde estão a planear colocar atrás das grades os cidadãos que se opõem às vacinas contra a gripe aviária, afirmam alguns utilizadores das redes sociais.

Isto é falso. Não há nada nas recentes alterações aos regulamentos da OMS que diga que as pessoas que se opõem à vacina contra a gripe aviária serão punidas.

Em meio a surtos de gripe aviária em todo o mundo, uma postagem no Facebook afirma que: “Dos 194 países, a ‘OMS’ obviamente deixou bem ‘claro’ que as pessoas que têm o ‘DIREITO’ à autonomia ‘corporal’ devem ser PRESAS!! ”

A postagem apresenta uma captura de tela de um artigo do The People’s Voice, um site verificado várias vezes pelo AAP FactCheck .

A manchete diz: “194 países da OMS concordam em prender cidadãos que se opõem à vacina contra a gripe aviária – apagão da mídia”.

“194 estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) concordaram em começar a prender e processar cidadãos que se manifestassem contra a vacina contra a gripe aviária, como parte de novas medidas duras destinadas a acabar com a chamada ‘desinformação’”, diz o artigo…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺