Apurado pelo site Fato ou Fake
Mensagem falsa adulterou quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui”, de 2019, sobre caso em Roraima. Voz de apresentador inserida sobre as imagens foi criada com uso de inteligência artificial.
Circula nas redes sociais um vídeo que adultera o quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui”, do Fantástico, para alegar que o programa mencionou um suposto caso de corrupção na cidade de Coração de Jesus, em Minas Gerais, em 2024. É #FAKE.
— Foto: g1
O vídeo que circula nas redes sociais mostra imagens dos apresentadores Tadeu Schmidt e Poliana Abritta no cenário do quadro —enquanto uma voz que imita a de Tadeu diz: “O repórter secreto está de volta para denunciar um novo escândalo com dinheiro público. Licitações direcionadas e fraudulentas levantaram suspeitas na cidade de Coração de Jesus. Prefeito Robson Adalberto Mota Dias e seu vice Samuel Barreto fizeram um contrato milionário com Erílio Melo, que por sinal é irmão do vereador Eduardo Sacolão e candidato a vice-prefeito. Pelo jeito, o princípio da impessoalidade foi ferido. É imoral o valor do contrato em questão. O prefeito Robson Adalberto Mota Dias e seu grupo político vêm fazendo várias manobras irregulares no seu mandato e estão sendo investigados. Dando uma volta pela cidade não se nota tantas benfeitorias feitas com o dinheiro. A população está sendo enganada? Para onde foi os mais de R$ 3 milhões gastos e quem paga a conta. A resposta deve ser dada à população.”
É falso que o quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui”, do Fantástico, tenha feito uma denúncia sobre a cidade de Coração de Jesus em 2024.
Tadeu Schmidt deixou de apresentar o Fantástico em 2021 para assumir o comando do Big Brother Brasil. A voz atribuída a Tadeu no vídeo viral também é falsa. Duas ferramentas de detecção – Detect Truemedia e AI Speech Classifier – apontam alta probabilidade de que foi gerada com auxílio de inteligência artificial…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake