Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação viral alega que imagens mostram consequências do impacto de um asteróide com a Lua. É falso.
Publicação viral alega que imagens mostram consequências do impacto de um asteróide com a Lua. É falso.
Um vídeo surgiu recentemente nas redes sociais onde se alega que um asteróide colidiu com a Lua. O conteúdo, que tem duas perspetivas — uma do impacto destrutivo do asteróide na Lua, visto a partir do espaço; e outro a partir do planeta Terra –, além do vídeo, não é acrescentada mais nenhuma informação relevante que confirme aquele suposto desastre espacial. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Ao contrário do que acontece com conteúdos semelhantes, neste caso, o vídeo revela uma qualidade considerável das imagens. No entanto, se procurarmos por notícias sobre o evento catastrófico, não é possível encontrar nenhum resultado que confirme a veracidade do que foi partilhado. Nem em Portugal, nem no estrangeiro. A NASA, agência federal ligada à área da astronomia e do espaço nos Estados Unidos, por exemplo, não fez qualquer referência recente a uma colisão daquela envergadura.
Por outro lado, inserindo numa nova pesquisa os termos “simulação de uma colisão de um asteróide”, ou mesmo “o que aconteceria se um asteróide colidisse com a Lua”, aí, sim, podemos chegar a resultados que nos mostram o mesmo conteúdo que analisamos neste fact check — mas que surgem com a indicação de que foram manipulados. Ou, para sermos mais rigorosos, digitalmente fabricados…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹