Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷
O primeiro-ministro atacou a Nova Frente Popular na quinta-feira pelo seu desejo de tornar o CSG mais progressista, apoiando-se num site enganoso desenvolvido pelo seu próprio partido.
A sequência foi cuidadosamente preparada por Gabriel Attal. Durante o debate político transmitido na quinta-feira, 27 de junho, pela France 2 , o Primeiro-Ministro atacou a Nova Frente Popular (NFP) sobre os aumentos de impostos que está a considerar para financiar as despesas sociais do seu programa. “Propõem aumentar a CSG [contribuição social generalizada] sobre as pensões em 1.200 euros ”, criticou, apelando aos telespectadores que consultem o site Maretraitenupes.fr, criado pela Ensemble, a coligação presidencial, para avaliar as consequências de tal medida. “Todos os franceses que nos assistem, sejam aposentados, filhos, netos de aposentados, podem se conectar ao site ”, disse Attal. Você coloca o valor da sua aposentadoria e vê quanto vai aumentar o seu CSG e quanto isso vai te render menos aposentadoria. »
“Sou a favor do CSG progressista”, respondeu Olivier Faure, que representou o NFP. É normal que quem tem menos pague menos e quem tem mais pague mais. » O primeiro secretário do Partido Socialista denunciou o “simulador fraudado do Sr. Attal” e garantiu que “para um pequeno aposentado não custará nada” . Sexta-feira, 28 de junho, La France insoumise, outro componente do NFP, denunciou, num comunicado de imprensa , um simulador “falso” e lançou um procedimento contra a Renascença por “alegações falsas e enganosas que poderiam alterar a votação” .
Enganoso, o nome de domínio Maretraitenupes.fr pode sugerir que se trata de um site de campanha da Nova União Ecológica e Social Popular, ou Nupes, nome da aliança de esquerda para as eleições legislativas de 2022, que reúne a maioria dos partidos atualmente dentro do PFN.
Segundo informações disponíveis online, o site foi criado quinta-feira, 27 de junho, mesmo dia do debate entre Gabriel Attal, Jordan Bardella e Olivier Faure. Quando apareceu, não continha avisos legais que indicassem claramente quem era o autor. Foi só na manhã de sexta-feira, depois de inúmeras críticas online, que apareceu um novo link para o site da Renaissance. Os executivos do partido confirmaram ao Le Monde que criaram este site no dia do debate, mas negaram qualquer intenção de semear confusão.
Quando Gabriel Attal mencionou este site na quinta-feira às 21h03, nenhuma menção pública foi feita a ele. Imediatamente, várias contas de ativistas no X, incluindo “MacronardsFM” e “La France! » , retransmitiu. Com o objetivo, presumivelmente, de trazer o assunto à tona nas tendências da plataforma. Nas atas que se seguiram, o site foi compartilhado por inúmeras figuras da Renascença, como o deputado do Val-de-Marne Mathieu Lefèvre ou o relato X de Gabriel Attal durante o debate sobre a França 2. Nenhum especificou que o site foi criado pela Renascença…
Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷