Falso: Não, o assessor do presidente queniano não chamou os manifestantes da Geração Z de ‘protegidos do grupo terrorista’ – gráfico viral fabricado

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: O presidente queniano, William Ruto, retirou o polêmico projeto de lei financeira. Mas os protestos liderados pela Geração Z continuaram em partes do país, enquanto a desinformação também continuou a espalhar-se nas redes sociais. Este gráfico, que afirma que o assessor de Ruto chamou os jovens manifestantes de “protegidos de um grupo terrorista”, é falso.

De acordo com o gráfico , Kibet descreve os manifestantes, na sua maioria jovens, do projecto de lei anti-finanças como “protegidos de um grupo terrorista” e sugere que querem derrubar o governo queniano.

Datado de 20 de junho de 2024, o gráfico diz : “Esses jovens que se autodenominam GEN-Z são apenas protegidos de um grupo terrorista que quer assumir o governo. Há uma força poderosa por trás desta demonstração malsucedida. Não permitiremos isso. Serikali iko imara na hatutatishwa! O presidente Ruto continuará executando seus mandatos porque foi para isso que foi eleito.”

Mostra uma imagem de Kibet e o logotipo de Kenyans.co.ke , sugerindo que foi publicado pelo meio de comunicação digital queniano.

O país tem assistido a uma série de protestos contra a lei financeira desde 18 de Junho. Os manifestantes têm sido em grande parte jovens, amplamente referidos pelos meios de comunicação locais e internacionais como Geração Z ou Geração Z. Apelaram à anulação de todo o projecto de lei, que contém propostas controversas de aumento de impostos…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦