Apurado pelo site Lupa
Post nas redes sociais traz um vídeo no qual uma mulher denuncia que brigadistas indígenas estão realizando queimadas criminosas no Xingu, no norte do Mato Grosso, a mando do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de forma criminosa. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Indígenas denunciam flagrante de queimadas criminosas no XingúQuerem culpar os fazendeiros”
O vídeo foi gravado pela influenciadora digital indígena Ysani Kalapalo, na última terça-feira (18), no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. O vídeo original, que possui 15min50s de duração, mostra parte de uma queimada e o momento em que Kalapalo, acompanhada de dois homens – um deles armado com espingarda e facão – interrompem o trabalho de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama). Aos 13min35s, os profissionais tentam explicar que estão realizando a queima prescrita, mas Kalapalo se recusa a ouvir as explicações…
Veja a apuração completa no site Lupa