Falso: Queimada denunciada em vídeo não é criminosa; trata-se de queima prescrita

Apurado pelo site Lupa

Post nas redes sociais traz um vídeo no qual uma mulher denuncia que brigadistas indígenas estão realizando queimadas criminosas no Xingu, no norte do Mato Grosso, a mando do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de forma criminosa. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Indígenas denunciam flagrante de queimadas criminosas no XingúQuerem culpar os fazendeiros”

O vídeo foi gravado pela influenciadora digital indígena Ysani Kalapalo, na última terça-feira (18), no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. O vídeo original, que possui 15min50s de duração, mostra parte de uma queimada e o momento em que Kalapalo, acompanhada de dois homens –  um deles armado com espingarda e facão – interrompem o trabalho de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama). Aos 13min35s, os profissionais tentam explicar que estão realizando a queima prescrita, mas Kalapalo se recusa a ouvir as explicações…

Veja a apuração completa no site Lupa