Falso: Vídeo mostra queimada controlada, não ação criminosa de brigadistas do Ibama no Parque do Xingu

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que um vídeo mostra brigadistas do Ibama incendiando o Parque do Xingu, no Mato Grosso, para culpar fazendeiros pelas queimadas. Os agentes, na verdade, estavam realizando uma queimada prescrita, operação em que parte da vegetação é destruída pelo fogo para criar uma barreira natural contra incêndios de maior escala. A ação está prevista na legislação ambiental e teve anuência de lideranças indígenas da região.

A gravação enganosa acumulava mais de 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (24). A peça de desinformação circula também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar a viralização dos conteúdos (fale com a Fátima).

É enganoso o vídeo que tem viralizado nas redes no qual uma indígena mostra um campo incendiado e alega que brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estariam ateando fogo no território Xingu. A gravação, na realidade, mostra uma queimada controlada, que tem a função de prevenir incêndios de maiores proporções.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a autarquia explicou que o vídeo foi gravado na última terça-feira (18) no Parque Indígena Xingu, quando três indígenas kalapalos armados interromperam o trabalho de brigadistas que tinham autorização para realizar uma queimada prescrita em seu território…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos