Falso: Lula não defendeu a mentira como método para enganar pobres

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o uso da mentira como método para enganar eleitores pobres. Publicações nas redes compartilham uma montagem com trechos de entrevistas antigas feitas pelo petista tiradas de seus contextos originais.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam mais de 200 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (25).

Publicações nas redes usam uma montagem que reúne trechos fora de contexto de entrevistas de Lula para fazer crer que ele disse que pobres são descartáveis e que a mentira como maneira de enganar a população de baixa renda é justificável. Dos três vídeos utilizados na montagem, dois já foram checados por Aos Fatos.

O primeiro trecho mostra Lula dizendo que pobres são “como papel higiênico” — úteis somente nas eleições e, depois, descartáveis. Na fala original, feita em outubro de 2021 durante um evento do Dia Mundial da Alimentação, o petista criticava governantes que priorizavam ricos em suas políticas. Confira a transcrição abaixo:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos