Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Houve vários protestos no Quénia sobre a proposta de lei financeira, que inclui controversos aumentos de impostos. Um gráfico viral alegando que o governador do condado de Uasin Gishu insultou os manifestantes e os proibiu de se manifestarem no condado é falso.
A citação diz : “Tanto quanto sei, o Presidente William Ruto não fazia parte dos votantes no Parlamento. Por favor, direcione sua raiva para seus parlamentares. Deixe o presidente William Ruto em paz! Esta estupidez da Geração Z não deve ser tolerada, como governador do condado de Uasin Gishu, não aceitaremos nenhuma manifestação na terça-feira em Eldoret, a casa do presidente.”
O gráfico mostra uma imagem de Chelilim e o logotipo da Kass International , sugerindo que foi publicado pela agência de notícias queniana.
Uasin Gishu fica a cerca de 300 quilómetros da capital Nairobi e é o local de nascimento do presidente queniano William Ruto.
O país tem visto uma série de protestos contra a lei financeira desde 18 de junho de 2024. Os manifestantes são, em grande parte, jovens, amplamente referidos pela mídia local e internacional como Geração Z ou Geração Z. Eles querem a lei completa, que contém o polêmico aumento de impostos . propostas , a serem descartadas…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦